Cultura Sustentável

Acredito que Líderes do Coração em plena expressão podem inspirar juntos pessoas, grupos, organizações, comunidades e, até mesmo, nações, a desenvolverem culturas sustentáveis.

Culturas sustentáveis são crenças, pressupostos, hábitos e outros combinados que, uma vez internalizados, fazem com que o coletivo em questão funcione de forma orgânica, espontânea e durável, preservando e até gerando energia - em vez de perder cada vez mais energia.

Uma cultura pode ser sustentável tanto no campo soft humanity (formas de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo a sua volta) quanto no campo hard humanity (formas de moldar o mundo material, seja na forma de gerar energia, produzir e consumir produtos e serviços etc).

Por meio do projeto Senhor Sustentável, eu e outros pesquisadores nos colocamos como Laboratórios Vivos de Sustentabilidade, investigando em nossas próprias vidas formas cada vez mais potentes de SER Sustentável, considerando que as melhores soluções variarão de acordo com tempo, lugar e pessoa.

Como SER Sustentável é algo muito amplo, cada um de nós, embora buscando a sustentabilidade de forma integral, concentra-se principalmente em algumas áreas de investigação, mais relacionadas com nosso perfil, nossos interesses e nosso propósito de vida.

Minhas principais áreas de investigação seguem abaixo, junto com uma pergunta norteadora. Ao clicar no título, você será encaminhado aos os textos que estão relacionados àquela área específica, a partir das minhas investigações e trabalhos com cultura sustentável. Alguns textos se repetem, pois estão ligados a mais de uma área de investigação:

SER Verdade: como expressarmos cada vez mais quem somos e nosso propósito de vida?

SER Sutil: quais as maneiras mais sustentáveis de nos relacionarmos com o sutil, o sagrado e o transcendente?

SER Comunidade: quais as formas mais sustentáveis de nos conectarmos e nos organizarmos como coletivo, em suas mais diversas possibilidades (família, organização, cidade, país etc)?

SER Inspirador: como nos tornarmos lideranças cada vez mais inspiradoras?

SER Homem: como expressarmos nossa energia masculina de forma cada vez mais saudável para nós e para o mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário