Infantis


Escrever para crianças é uma forma de transbordar a criança que mora em mim e deixá-la dar as mãos, brincar e aprender com as outras crianças - inclusive com aquelas que já viraram adultos. Além das histórias abaixo, existem outros livros em produção, textos específicos para contação de histórias e histórias escritas sob demanda para grupos específicos.

(clique no título para ler as histórias)

Sutentabilidade na Cidade: coleção de livros inspirados em pessoais reais, que estão buscando nos ajudar a reconectar com a natureza que habita as grandes cidades. Dois textos já estão pronto e outros estão em produção:

O Menino que Rio: a história da relação entre um menino e um rio aprisionado sob as ruas da cidade. Dedicado a José Bueno, do coletivo Rios & Ruas.

Árvores Vivas: a história da relação entre uma menina e a árvore na calçada de usa casa. Dedicado a Juliana Gatti, da organização Árvores Vivas.

Nove Estrelas na Terra: coleção de livros escrita em parceria com meu irmão, André Prudente, um dos principais especialistas na sabedoria do Eneagrama no Brasil, e um dos maiores especialistas no mundo no uso do Eneagrama para crianças, pais e educadores. São nove livros, contando a história de crianças cujas personalidades correspondem a cada um dos nove traços do Eneagrama. Cada história expressa um ponto de aprendizado importante para o tipo de personalidade em questão. As histórias não estão disponíveis online, mas abaixo segue uma sinopse de cada história. A primeira edição está esgotada. Para saber mais, recomendo o blog de André:
http://eneagramaeinfancia.wordpress.com/

Tudo está perfeito – A primeira estrela na terra
Maria quer tudo sempre perfeito: quarto arrumadinho, bonecas bem vestidas e amiguinhas comportadas. De tanto achar defeito nas coisas, acaba ficando um pouco sozinha. Um dia, ela visita uma prima para lá de bagunçada e descobre que perfeito mesmo é ser feliz

A revolta do anjo – A segunda estrela na terra
Tiago é um menino prestativo e doce, que adora ser querido por todos. De tão bom, as pessoas nem se lembram de seu nome e o acham simplesmente um anjo. Quando Tiago quebra a perna, percebe que não é preciso ser anjo para ser verdadeiramente amado.

Margarida tem três vidas – A terceira estrela na terra
Margarida procura ser a melhor em tudo. Na escola, é a mais inteligente. Em casa, a mais obediente e estudiosa. No clubinho, a mais bonita. Quando um dia, não consegue mais ser tudo isso ao mesmo tempo, aprende que o verdadeiro sucesso é ser ela mesma

O quarto encantado – A quarta estrela na terra
Saulo se orgulha de ser diferente de todo mundo na escola,e conta histórias sobre os seres encantados do seu quarto. Quando seus colegas resolvem investigar se isso é verdade, Saulo percebe que não precisa de histórias para ser querido, e que há beleza em ser igual aos outros.

O menino invisível – A quinta estrela na terra
Marcos é quieto, estudioso e observador, e prefere ler livros a ficar falando sobre a sua vida. Depois de ser importunado por uma colega curiosa, ele deseja ficar invisível e consegue. Em sua solidão, descobre que expressar seus sentimentos é tão bom quanto ficar só

Lia, Léia e a bruxa Medéia – A sexta estrela na terra
Lia parece ter medo de tudo. Léia finge não ter medo de nada. Juntas, as duas descobrem um novo jeito de enfrentar a misteriosa Tia Medéia, transformando o medo que sentem numa poderosa força de amor, e percebem que vale a pena confiar na vida e nas pessoas.

O dia em que o mundo ficou cinza – A sétima estrela na terra
Gabriela é a garota mais alegre do pedaço, em casa e na escola. É tanta alegria que não deixa que ninguém, nem mesmo Gabriela, perceba as suas raivas e tristezas. Quanto o mundo acorda cinza, ela descobre que a raiva e a tristeza também são importantes para ser feliz.

O caso do menino leão – A oitava estrela na terra
Pedro é forte, alegre e inteligente. De tão forte, manda em todo mundo. Seu desejo é ser como o leão, o rei dos animais. Quando uma bruxa realiza seu desejo, ele entende que forte é aquele que respeita e cuida dos outros, e descobre como cultivar verdadeiras amizades.

Um pedido genial – A nona estrela na terra
Fabinho não tem problemas com ninguém. É tão gente boa que segue a onda de todo mundo e até apanha dos amigos. Quando um gênio anuncia que ele precisa falar um desejo ou seu corpo vai desaparecer, Fabinho aprende a dizer o que pensa e a respeitar a si mesmo.


 Jasmim - poemas dedicadas às crianças que já estão em mim: afilhados, sobrinhos e os filhos que virão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário